Logotipo

Receba nossas novidades por E-mail

Morango x Alcool

fonte: http://www.clicrbs.com.br

 

 

Experiência feita com ratos de laboratório mostra que a fruta previne úlcera e gastrite

 

Uma experiência feita por pesquisadores europeus comprovou que comer morangos protege a mucosa gástrica dos danos provocados pelo álcool. Publicado pelas revista Plos One, o estudo pode ajudar a melhorar os tratamentos de gastrite e úlcera.

 

Os pesquisadores administraram doses de etanol em ratos de laboratório e verificaram que a mucosa gástrica daqueles que haviam ingerido extrato de morango previamente sofreram menos lesões.

 

— Os efeitos positivos do morango estão associados à sua capacidade antioxidante e ao alto conteúdo de compostos fenólicos (antocianos), que ativam as próprias enzimas ou defesas antioxidantes do organismo — explica Sara Tulipani, pesquisadora da Universidade de Barcelona (UB) e coautora do trabalho.

 

As conclusões destacam que uma dieta rica em morangos pode exercer um efeito benéfico na prevenção de enfermidades gástricas relacionados com a geração de radicais livres, podendo atenuar a formação de úlceras e gastrite, que podem tanto estar relacionadas ao consumo de álcool, como também podem ser causadas pela atuação de remédios anti-inflamatórios como a aspirina.

 

— Nesses casos, comer morangos durante ou depois do tratamento poderia aliviar a lesão da mucosa gástrica — sugere Maurizio Battino, coordenador do grupo de pesquisa da Universidad Politécnica de la Marche (UNIVPM, Itália).

 

Battino destaca que o trabalho não foi feito para verificar o potencial do morango para amenizar os efeitos de uma bebedeira, mas sim para encontrar moléculas protetoras da mucosa gástrica frente aos danos que podem ser causados por diferentes agentes. Os tratamentos de úlceras e outras patologias gástricas buscam novos remédios com propriedades antioxidantes, e os compostos de morangos podem ajudar nessa linha.

 

Além dos pesquisadores da UNIVPM e da UB, participaram da pesquisa cientistas das universidades de Salamanca e Granada, na Espanha, e de Belgrado, na Sérvia.

 

 

Mais Notícias!

  • CAQUI

    Curiosidades e Propriedades do Caqui