Logotipo

Receba nossas novidades por E-mail

O Poder das Frutas

fonte: http://julianatoledodefaria.com.br/blog/

 

As frutas são ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras e água. Em geral melhoram o funcionamento intestinal, sistema imunológico, previnem câncer, doença cardiovasculares e degenerativas. A ingestão média indicada para os brasileiros é de 3 a 5 porções por dia.


Mas, assim como os dedos da mão, elas não são todas iguais. O ideal é variar as cores ingeridas ao longo do dia. Vamos fazer um tour para saber o que cada algumas dela têm?


Mamão: rica em beta-caroteno, esta fruta previne cânceres, deixa a cor da pele mais bonita (mesmo em quem não toma sol!), melhora a resistência da pele contra queimaduras solares e potencializa a ação antioxidante das vitaminas E e C  e do licopeno. Além disso, a papaína, enzima naturalmente presente nesta fruta, auxilia na digestão.


Abacaxi: fonte de vitamina C, que auxilia no aproveitamento do ferro dos vegetais (verdes-escuro e leguminosas) e no processo de cicatrização. Esta fruta acelera o processo digestivo, por ser fonte de bromelina, é rica em água, é diurética, combate a celulite e tem baixo valor calórico. Ao contrário do que muitos pensam, ingerir abacaxi não acelera o emagrecimento.


Melão: também diurético, de baixo valor calórico, fonte de vitamina C, potássio e água, o melão auxilia no combate a câimbras, combate a celulite e a hipertensão arterial.

 

Melancia: fonte de licopeno, auxilia na prevenção de câncer de próstata e de mama. Assim como o abacaxi e o melão, é diurética e combate a celulite.

 

Banana: banana é um alimento rico em potássio e dá energia. Ela combate a desnutrição, câimbras e hipertensão arterial.

 

Uva: rica em antioxidantes, a uva é uma aliada da saúde do coração e de todo o sistema circulatório. Sua capacidade antiinflamatória e antioxidante faz com que participe da prevenção de diversas patologias e alterações estéticas. A semente da uva é fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante que combate rugas, flacidez dérmica e celulite, e em proantocianidinas que estimulam o crescimento dos cabelos e previnem alterações na microcirculação que resultam em varizes e celulite.

 

Maçã e morango: ricos em vitamina C, atuam como antioxidantes, antiinflamatórios e melhoram a absorção do ferro e a cicatrização.

 

Coco: a gordura do coco, apesar de saturada, possui propriedades que auxiliam na redução de níveis alterados de colesterol. Deve ser consumido com moderação em dietas de emagrecimento.

 

Laranja: fonte clássica de vitamina C, possui pectina em sua parte branca, que auxilia na regulação dos níveis de colesterol e glicemia.

 

Açaí: rico em energia, é fonte de ferro e cálcio, além de antocianinas, corantes naturais que atuam como antioxidantes e antiinflamatórios.

 

Abacate: fonte de gorduras de boa qualidade, especialmente ômega 6 e 9, combate as alterações de colesterol, sendo permitido até mesmo em dietas de emagrecimento, de acordo com a prescrição do nutricionista.

 

 

Mais Notícias!

  • CAQUI

    Curiosidades e Propriedades do Caqui